A Natureza na Escola – Educação Infantil e Ensino Fundamental

Quando a natureza é a educação

A Sociedade Brasileira de Pediatra possui um Manual de Orientação destacando os Benefícios da natureza no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Eles recomendam que as crianças tenham contato com a natureza de, no mínimo, 01 (uma) hora por dia.

Num contexto de urbanização acontece o distanciamento da natureza pelas famílias, isso dá pelo fato da redução dela pelas cidades, falta de manutenção de parques ou até mesmo pouca segurança nos locais públicos. A falta de contato com a natureza pode trazer inúmeros malefícios para as crianças e adolescentes, uma vez que conviver diariamente com o meio ambiente pode proporcionar a redução do estresse, o estímulo da criatividade, a construção da valorização do meio, propicia um aprendizado mais ativo e explorador, entre outros.

Crianças brincando em nosso quintal – Colégio Conhecer Valinhos

Aqui no Colégio Conhecer nosso processo educacional está diretamente ligado a Natureza. É dela que colhemos os elementos necessários para o aprendizado no dia a dia dos alunos. Em nossa área verde de 14.000m² proporcionamos às crianças do Berçário, Educação Infantil e Ensino Fundamental um ambiente com diversas árvores frutíferas, zelo pelo meio ambiente e solidariedade.

Em nosso quintal proporcionamos aos alunos ambientes de exploração e investigação, se divertem, aprendem e descobrem. A natureza traz inúmeras possibilidades de aprendizado fora das paredes da sala de aula, pois as crianças são grandes pesquisadoras e exploradoras do mundo e é nossa missão, como escola, proporcionar um ambiente intenso de novidades.

“A criança que chega a algo por iniciativa própria adquire conhecimentos de outra natureza do aquela que recebe a solução totalmente elaborada” Emmi Pikler

A diversão do desafio e da descoberta