Construindo a solidariedade nos pequenos

O 1° ano A realizou uma troca de brinquedos entre eles, gerando um momento de reflexão e generosidade.

A proposta surgiu no livro de Língua Portuguesa do Sistema de Ensino Poliedro, com o objetivo de trabalhar a interação além do poder de negociação de troca entre os colegas.

E será que foi fácil trocar? Quais sentimentos foram despertados com isso? Escolher um brinquedo para doação gerou um sentimento de apego? Será que gostaram de trocar?

A solidariedade é um valor que se constrói e trabalha-la em sala de aula desperta muitos sentimentos novos. Ensinar que ao cultivar a solidariedade na relação com colegas favorece a harmonia na escola e consequentemente na sociedade, formando cidadãos mais conscientes e empáticos.

E ao final, parecia que todos tinham ganhado brinquedos novos!

Dica de livro para trabalhar a solidariedade com as crianças: O gigante mais elegante da cidade de Julia Donaldson

“Em uma terra mágica habitada por seres miúdos e diversos, como pessoas, elfos e animais, há um gigante adorável e desalinhado chamado Jorge. Um dia, ele decide que é hora de repaginar o visual. Encontra uma nova loja no caminho e troca as roupas velhas e gastas por uma camisa, um par de calças, cinto, gravata, meias e sapatos pretos brilhantes. Tudo muito elegante. No entanto, quando se depara com uma série de animais que precisam de ajuda, ele imediatamente começa a distribuir suas roupas para ajudar. A gravata aquece o pescoço da girafa, a camisa se torna uma vela de barco, e um de seus sapatos novos, uma casa de rato. Mas… e o gigante elegante, como fica nessa história?”